Quanto vale a sua empresa, a sua marca ou o seu negócio?
Laudelino Jochem (1)
Lucas Jochem (2)
Introdução
Olá, seja muito bem-vindo à leitura deste artigo. Temos a certeza de que você é um empreendedor ou uma empreendedora que muito se esforçou para construir um pequeno, médio ou grande negócio. Imaginamos que você certamente já se perguntou: afinal, quanto vale o meu negócio? É assim mesmo, pois quem construiu algo quer saber o seu valor.
Você já parou para pensar quanto vale a marca Coca-Cola ou a Microsoft? Bem, se você buscar pelo Google vai encontrar o valor dessas marcas. Segundo a Revista Forbes, a Coca-Cola é a marca mais valiosa do mundo fora do ramo da tecnologia, tendo seu valor atualmente estimado em US$ 59,2 bilhões, ou seja: algo próximo de R$ 310 bilhões. Por outro lado, a gigante americana do segmento tecnológico vale mais de R$ 500 bilhões. Isso representa uma montanha inimaginável de dinheiro. Só com o valor da marca Microsoft daria para construir 5,6 milhões de residências de médio padrão, ou comprar 16 milhões de carros populares no Brasil.
Bem, você deve estar curioso para saber como é possível estimar o valor dessas marcas. Fique conosco, iremos falar sobre isso e muito mais, mas vamos deixar esses gigantes de lado e vamos falar dos negócios menores e mais próximos de nós.
Você já deve ter percebido que somos muito pequenos perto dos colossais que comentamos anteriormente, mas não podemos esquecer que eles também foram pequenos um dia. Vamos voltar a falar da nossa realidade, ou melhor: vamos refletir sobre a sua realidade. Você faz ideia do valor do seu patrimônio pessoal? Quanto vale o conjunto de bens e direitos que você já conquistou? Se você é empreendedor (a) deve estar curioso (a) para saber o valor do seu negócio, não é mesmo? Bem, vamos esclarecer neste artigo como é possível estimar o valor de negócios e de empresas em geral. Para iniciar nossa reflexão gostaríamos de fazer uma pergunta: você já ouviu falar de valuation? Neste artigo, vamos esclarecer o que é, como pode ser calculado, e, para que serve no dia a dia dos negócios.
A palavra valuation é de origem inglesa, que significa avaliação de empresas. É através das técnicas de valuation que conseguimos estimar o valor de mercado de uma empresa, de uma marca ou de um negócio. Existem muitas maneiras de fazermos isso, mas se trata de um trabalho altamente especializado e que exige conhecimento em diversas áreas, entre elas: economia, mercado, administração, contabilidade, marketing, direito entre outras.
1. Principais técnicas de avaliação.
Existem diversas maneiras para calcularmos o valor de negócios e empresas, mas vamos nos restringir aos principais modelos:
a) Fluxo de Caixa Descontado – FDC
Esta metodologia parte do pressuposto de que, uma empresa ou um negócio, esteja gerando resultados, e, que assim, irá se manter no futuro. Desta forma, são projetados os fluxos de caixa futuros, geralmente para períodos de cinco a dez anos, acrescidos do cálculo da perpetuidade. Em seguida, são realizados diversos ajustes nos valores projetados levando em conta o mercado em si, o risco, o dinheiro no tempo entre outras variáveis.
A FCD tem diversas vantagens, entre elas, a análise dos riscos ligados ao empreendimento inclusive sendo possível realizar estimativas em diferentes cenários e até mesmo realizar uma análise de sensibilidade.
Ah, você deve estar se perguntando e querendo saber se essa técnica se aplica também às pequenas empresas ou negócios. A resposta é: sim, pois independente do porte é possível estimar o valor de mercado usando a técnica do Fluxo de Caixa Descontado.
b) Múltiplos de Mercado
Neste método conseguimos comparar e relacionar a empresa que está sendo avaliada, através de indicadores de outras empresas que atuam no mesmo setor. Entre os valores referenciais mais usados normalmente, está o Ebitda ou Lajida, que expressa o lucro da empresa antes dos juros, impostos, depreciação e amortização. Essa técnica é bastante usada para se estimar o valor de um projeto, de uma empresa embrionária ou recém-criada como uma startup.
Trata-se de uma técnica mais simples, quando comparada com outras como a do Fluxo de Caixa Descontado. Ela é relativamente fácil de ser aplicada, mas em muitos casos esse método pode não ser o mais indicado pois, via de regra, empresas e negócios tendem a ser “únicos” ou ”exclusivos”. Assim, quando nos baseamos em indicadores de outras empresas para estimar o valor da nossa, podemos facilmente chegar a estimativas equivocadas, pois as empresas tendem a ser diferentes umas das outras: cada uma tem seu próprio “DNA”. Ou seja: dificilmente o modelo de gestão de uma empresa pode ser considerado semelhante ao de outra, mesmo quando atuam no mesmo segmento e no mesmo mercado competitivo.
c) Valor Contábil
Essa metodologia consiste em considerar, a partir da contabilidade da empresa, o seu valor de mercado. Embora a contabilidade registre os fatos contábeis de maneira fidedigna, isso não significa que os bens, direitos e obrigações se encontrem reconhecidos contabilmente pelos valores de mercado, sem contar que a maior parte dos intangíveis não podem ser reconhecidos contabilmente por falta de base legal. Com isso, essa metodologia se mostra falha para estimar o valor de mercado de empresas e de negócios, pois ela não contempla a sinergia gerada pelo sistema empresa como um todo.
2. É importante você saber o valor da sua empresa ou do seu negócio.
Embora empresas e negócios possam ser constituídos com o propósito de vida longa, podemos facilmente descobrir que eles talvez não vão ficar em nosso controle por dezenas de anos. Assim, como a própria vida humana, às empresas precisam se renovar, e, nem sempre, os filhos estão dispostos a levar avante os negócios criados pelos pais. Diante disso, você já deve ter percebido que mesmo sem ter o propósito de vender sua empresa ou o seu negócio, é de extrema importância saber o valor que tem no mercado. Existem muitas situações que exigem um laudo de avaliação. A seguir iremos apresentar as principais:
a) Para fins de compra ou venda
Vamos imaginar que você é dono de uma empresa do segmento de calçados e gostaria de vender essa empresa. Pois bem, a compra e venda de empresa é algo natural e corriqueiro no dia a dia, mas certamente você já ouviu muita gente dizendo que se arrependeu por ter vendido ou comprado uma empresa. Alguns dizem que compraram “gato por lebre”, ou seja: imaginaram uma coisa e, quando viram, era algo totalmente diferente. Neste ponto, percebemos a importância de se fazer uma avaliação formal através da contratação de empresa especializada em valuation, para se ter a real noção do que se está comprando ou vendendo. Para não entrar em “barco furado”, tanto o vendedor, quanto o comprador devem realizar o valuation antes de fazer qualquer negócio de compra ou venda de empresas e negócios.
b) Para fins de investimento
Vamos imaginar que você é dono de uma empresa que está precisando ampliar e expandir seus negócios, mas não possui dinheiro suficiente para fazer isso. Certamente existem muitas maneiras para conseguir recursos, mas o certo é que investidores exigem segurança e garantia. Eles querem saber quais são as perspectivas e o valor da sua empresa. Por outro lado, você também não pode entrar em um negócio sem saber as reais condições da empresa que você possui. Perceba que, tanto o investidor como o investido, precisam de uma avaliação formal e confiável do valor de mercado e das perspectivas do negócio em questão. Uma avaliação bem feita mostra a real possibilidade da sua empresa dentro do mercado, evitando com isso aborrecimento futuros.
c) Para fins de combinação de negócios
A legislação brasileira estabelece diversas situações que exigem o valuation para fins de incorporação, cisão, fusão entre outras formas de investimentos relevantes entre sociedades. Para cada tipo de operação é importante buscar a orientação de profissional ou empresa especializada para analisar o melhor, e o mais seguro caminho a ser percorrido. Assim, vale a pena sempre estar atento às situações que tornam obrigatória à realização da avaliação a valor contábil ou de mercado de empresas ou negócios que estão sendo transacionados.
d) Para fins de dissolução de sociedades
Você, ao longo da sua vida, já deve ter percebido que os negócios, mesmo os mais bem intencionados, podem acabar por diversos motivos. Por isso, é bastante comum que sociedades sejam desfeitas, onde um sócio não quer mais se manter dentro da sociedade e por isso decide vender sua participação societária. Neste momento, o sócio remanescente geralmente tem o direito de preferência pela aquisição das quotas ou ações, mas é bem comum haver desentendimento no tocante ao valor da empresa. Quem está vendendo acha que a empresa vale muito, já quem pretende comprar acredita que o valor da empresa é menor. Para que ninguém saia perdendo, entra em cena o trabalho de empresa ou profissional especializado em valuation que vai estimar, de maneira segura, o valor de mercado da empresa. Ah, vale lembrar que, na maioria das vezes, quem está muito envolvido com o negócio no dia a dia pode não ter noção do real valor desse negócio. Por outro lado, sócio distante ou ausente do negócio, tende a ter visão equivocada sobre o seu valor.
Considerações finais
Como você percebeu, o mercado de negócios empresariais é muito dinâmico no Brasil, por isso, exige dos empreendedores e investidores, cuidados redobrados na hora de investir, comprar ou vender. O mais certo é buscar orientação de profissionais ou empresas especializadas nesses tipos de transações. A Fair Value nasceu com o propósito de gerar segurança entre partes envolvidas em transações de empresas ou negócios.
Queremos muito dar continuidade nesse assunto como você. Se ficou interessado, entre em contato para que possamos levar essa prosa à frente.
Forte abraço e muito obrigado por dedicar 10 minutos do seu tempo à leitura deste artigo.
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