Inflação afeta o valor das empresas?
Por Lucas Jochem
Para responder esta pergunta primeiro é necessário entender o que é a inflação. Em resumo, a inflação pode ser definida como o declínio do poder de compra de uma determinada moeda ao longo do tempo. No brasil existem inúmeros indicadores econômicos voltados a medir a inflação do país, como por exemplo: IPCA, INPC, IGP, IPC-S, entre outros. É fundamental que exista um controle da inflação, principalmente devido aos seus impactos sociais, segundo o Estudo Especial nº 98/2020 elaborado pelo Bacen, em 2020 as famílias com renda de 1 a 3 salários-mínimos foram as mais afetadas pela alta da inflação, como pode ser visto no gráfico a seguir:
Nas empresas a inflação também causa impactos, no entanto é necessário analisar cada caso para poder mensurar este impacto corretamente. Por exemplo, uma empresa que consegue ajustar seus preços de venda de produtos e serviços conforme a inflação será menos impactada do que uma empresa que não consegue realizar estes ajustes ou que realiza ajustes parciais.
Para entendermos melhor esta situação suponhamos duas empresas:
– Empresa A: varejista, com projeção de fluxo de caixa de R$ 100.000,00 para os próximos 5 anos com a política de reajuste de preços conforme a inflação.
– Empresa B: varejista, com projeção de fluxo de caixa de R$ 100.000,00 para os próximos 5 anos com a política de reajuste parcial de preços conforme a inflação (apenas 25% da inflação).
Considerando que a única diferença entre as empresas é a política de reajustes dos preços, a taxa de desconto dos fluxos de caixa é 10% ao ano para ambas e a previsão da inflação é de 5% ao ano para os próximos 5 anos, temos que o valor de cada companhia é:
A política de ajustar os preços dos produtos por apenas 25% da inflação faz com que o valor da empresa B seja 11,7% menor que a empresa A. Muitas empresas podem ter dificuldade no ajuste dos preços de seus produtos e serviços, é o caso de muitas prestadoras de serviços que nem sempre conseguem ajustar os valores dos serviços à inflação. Sendo assim, tais empresas ficam sujeitas à desvalorização em suas avaliações conforme aumenta a inflação.
A inflação também pode influenciar o valor das empresas de forma indireta. Geralmente quando ocorre alta na inflação, os governos optam por aumentar as taxas básicas de juros visando o controle da desvalorização da moeda. O aumento na taxa básica de juros faz com que os títulos de dívidas dos governos passem a ser mais atrativos devido à taxa de juros maior. Este aumento na atratividade de títulos de renda fixa impactam as taxas de desconto aplicadas aos fluxos de caixa futuros das empresas durante a avaliação do valor de mercado.
Para que possamos entender melhor como isso ocorre vamos analisar como é composta a taxa CAPM (“Capital Asset Pricing Model”):
Como a taxa de juros livre de risco utilizada geralmente é a remuneração dos títulos públicos indexados à taxa básica de juros do país, quanto mais alta a taxa, mais penalizados serão os fluxos de caixa futuros no momento do desconto a valor presente. Podemos concluir que quanto maior é o retorno de um ativo livre de risco, também será maior a taxa de remuneração esperada pelo investidor, desta forma implicando em taxas de descontos maiores.
Para compreendermos melhor os impactos da taxa de desconto no valor de uma empresa suponhamos dois cenários:
– Cenário A:
Fluxo de caixa esperado de R$ 100.000,00
Taxa livre de risco = 5,25% a.a
Taxa de remuneração de mercado = 15% a.a
Beta = 1,5
– Cenário B:
Fluxo de caixa esperado de R$ 100.000,00
Taxa livre de risco = 2% a.a
Taxa de remuneração de mercado = 10% a.a
Beta = 1,5
Calculando o CAPM de cada cenário obtemos:
– CAPM (A) = 19,88% a.a
– CAPM (B) = 14% a.a
Realizando o desconto a valor presente dos fluxos de caixa encontramos que o valor da empresa em cada cenário é de:
Como podemos ver no gráfico no Cenário A, onde a taxa livre de risco e o retorno esperado do mercado são maiores, a empresa vale menos em comparação com o Cenário B que possui taxas menores. Lembrando que quanto maior for o risco da empresa (Beta) mais amplificado será o efeito negativo das taxas maiores no valor da empresa.
O valuation de uma empresa não pode apenas considerar fatores endógenos das empresas (margem de lucro, custos, despesas, entre outros), é fundamental que sejam levados em consideração os fatores exógenos (contexto macro e microeconômico). Sendo assim, a forma como a empresa interage com o cenário econômico em que está inserida é uma importante premissa da avaliação, tanto que a capacidade de adaptação tempestiva, visando uma gestão de riscos ativa, constitui uma importe fonte de valor para a empresa.